Blog HB

Passo-a-passo - Como ter um sistema de Energia Solar no seu imóvel

1 - Entre em contato com uma empresa especializada em Energia Solar


Este é o primeiro e mais importante passo para adquirir o seu sistema próprio de geração de energia através da energia solar.


Ao procurar por uma empresa assegure-se de que a empresa seja especialista no assunto e tenha credibilidade.


Fale com clientes que adquiriram o sistema fotovoltaico pela empresa e verifique os projetos instalados por ela.


CONHEÇA OS PROJETOS DA HB ENERGIA SOLAR - Empresa pioneira em Energia Solar no Paraná, com mais de 400 projetos executados.


Normalmente o primeiro contato pode acontecer através de:

  • Site: preenchendo os dados em um formulário, sendo imprescindível o envio da última fatura de energia.
  • WhatsApp: alguns sites já possuem a opção de envio de mensagem pelo whatsapp com contato imediato com a equipe comercial da empresa.
  • E-mail: envie um e-mail para o setor comercial ou de atendimento da empresa perguntando suas principais dúvidas, se identificando e explicando o tipo de projeto fotovoltaico para o imóvel que deseja - residencial, comercial, rural ou industrial.


Na HB Energia Solar o contato pode ser feito pelos três canais citados - conheça a empresa!


Não se esqueça, que no primeiro contato para obter um orçamento é preciso enviar uma foto ou o arquivo da sua última fatura de energia.


Assim a empresa especializada em Energia Solar irá te enviar um orçamento de acordo com o desejo de economia e investimento, após análise de consumo.


2 - Recebimento da Proposta de Projeto


Feito o primeiro contato e o envio da fatura de energia já é possível que a empresa de Energia Solar te envie uma proposta de investimento.


A proposta e o tamanho do sistema é feito de acordo com a média de consumo, disponibilidade de valor para investimento e estrutura do imóvel de instalação.


Ao receber a proposta certifique-se de haja uma projeção de retorno do investimento, geração de energia feita pelo sistema para os próximos 12 meses, valor de economia média mensal e anual.


Aceita a proposta e assinatura de contratos, é feita a solicitação de acesso e o desenvolvimento do projeto elétrico, que será entregue à concessionária de energia do seu Estado, para que seja analisado e aprovado.


É importante frisar que empresas de energia solar que trabalham a sério possuem departamento específicos para cada etapa de aquisição do sistema.


3 - Instalação do sistema fotovoltaico


Nesta etapa é efetuada a instalação do sistema pela equipe de instalação.


Verifique se a equipe responsável é de fato especializada no assunto. Algumas empresas possuem equipe própria de instalação ou terceirizam o setor, mas sempre, sempre, verifique se é de confiança.


O sistema fotovoltaico ou popularmente conhecido como “kit solar” é composto pelos módulos fotovoltaico, inversor, componentes elétricos, estrutura e suporte mais cargas e baterias.


A instalação do sistema, de forma resumida, consiste na fixação dos módulos fotovoltaicos ou “placas fotovoltaicas”, no telhado, instalação dos componentes elétricos e eletrônicos.


Na maioria dos casos não é necessário modificar a estrutura do imóvel onde o sistema de energia solar será instalado.


Quando necessário, a empresa contratada deve apontar as adequações oferecendo alternativas para o cliente e somente após readequação realizar a instalação com segurança e garantia de que o sistema fotovoltaico irá funcionar.


4 - Vistoria do sistema fotovoltaico


Nesta fase é feita a validação e vistoria do sistema em conjunto com a concessionária local.


Nessa vistoria são feitos os testes e a avaliação de toda a instalação.


5 - Sinta a economia proporcionada pela energia solar


Após passar pelos 4 passos apresentados anteriormente, que levam em torno de 40 a 45 dias, você irá sentir os efeitos da geração própria de energia pela luz do Sol.


A partir daí você terá uma redução dos gastos com a Energia Solar que irá acontecer logo no primeiro mês após a instalação e vistoria do sistema.


A economia pode ser de até 95% no valor final da fatura de energia.


Com um sistema fotovoltaico instalado no seu imóvel você não sofrerá mais com os reajustes tarifários.


Clique aqui para entender o aumento contínuo no valor da fatura de energia no Brasil em 2021!


Deixe que o Sol pague sua conta de luz!


Agora que você já sabe o passo a passo para gerar a própria energia com a luz do Sol siga as intruções do primeiro ítem apresentado e entre em contato com uma empresa especializada em energia solar!


Fale com a HB Energia solar e solicite seu orçamento!


paineis solares

Quer Saber Mais?

Deixe seu dados abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato com você.