Blog HB

Energia Solar – Passo a passo do dimensionamento do projeto

Você já ouviu falar em dimensionamento na Energia Solar? Se não, aqui você encontra o passo a passo desse processo tão importante na execução do seu sistema fotovoltaico.

O que é dimensionamento de um sistema fotovoltaico


Relacionamos abaixo todas as etapas correspondentes do dimensionamento para que você entenda o passo a passo do processo que acontece na aquisição do seu sistema fotovoltaico.


O dimensionamento de energia solar é definido como uma análise e estudo de todas as questões específicas sobre a localização em que a usina solar será instalada.


Etapa 1 – Sobrevoo com o drone e captação das imagens

Nessa etapa nossa equipe vai até o local onde será instalado o sistema e realiza o sobrevoo com o drone para captar imagens que mostrem a superfície do telhado no qual as placas solares serão instaladas e a estrutura para recebe-las será montada.


Etapa 2 – manipulação das imagens por software para geração de arquivo em 3d

Com as imagens coletadas pelo drone é possível realizar uma manipulação através de um software que gera um arquivo em 3d no qual pode-se observar como a luz do sol se comporta ao longo do ano no local analisado.


Etapa 3 – Simulação de sombreamentos sobre o telhado

Feita a manipulação das imagens é possível verificar através da simulação o sombreamento sobre o telhado. Com isso, é possível estudar o melhor local para posicionar os módulos fotovoltaicos de forma que a usina tenha a maior geração possível para atender a demanda energética do imóvel.


Etapa 4 – Adequações devido à influência de sombreamentos

Após analisar a simulação de sombreamento quem está projetando o sistema fotovoltaico pode readequar o projeto para que os módulos sejam colocados na melhor posição na qual proporcione a maior incidência solar.


Etapa 5 – Configuração dos inversores

Nesse momento, depois de posicionar as placas corretamente é feita a configuração do inversor. Após a adequação da posição dos painéis, são fechadas as entradas dos inversores, de acordo com a potência, tensão e corrente dos mesmos.


Etapa 6 - Simulação de geração

Nessa etapa, o software irá calcular a geração anual e mensal do sistema projetado, levando em consideração a inclinação e orientação dos painéis, a irradiação solar e a incidência de sombreamentos.


Etapa 7 - Elaboração de imagens para apresentação de projeto

Por fim, as imagens do projeto são repassadas para o consultor de vendas responsável, visando a maior transparência na apresentação para o cliente.




E aí, ficou interessado em gerar a própria energia com uma usina solar?

Entre em contato com o time comercial da HB e receba um orçamento sem compromisso!

Clique aqui! 


paineis solares

Quer Saber Mais?

Deixe seu dados abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato com você.